Emoções Atrapalhando Suas Ações

 Se o coração governa suas ações, você fracassa. Mas se o Espírito governa seu coração, você vence”.

             Quem vive guiado pelas emoções vive constantemente atrapalhando suas ações. Hoje crê, amanhã dúvida. Hoje ama, amanhã odeia. Hoje perdoa, amanhã se vinga. É um coração inconstante, como o mar agitado que Tiago descreve em Tiago 1:6-8. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. Tiago 1:6-8 Muitos têm permitido que suas emoções falem mais alto do que a voz de Deus. A ira, a ansiedade, a mágoa e o orgulho têm se levantado dentro do coração, e por causa disso as ações estão sendo corrompidas.

             Mas o cristão não foi chamado para viver pelas emoções. A Palavra declara em 2 Coríntios 5:7: “Andamos por fé, e não por vista.” Não é o que você sente que deve determinar o que você faz. É a fé em Cristo que precisa governar suas decisões. Em outras palavras, a fé é como uma bússola que nos guia, mesmo quando a neblina das emoções e das dificuldades nos impede de ver o caminho claramente. Viver pela fé significa tomar decisões e agir de acordo com a Palavra de Deus, independentemente de como nos sentimos ou do que as aparências indicam. É a certeza de que, mesmo quando tudo parece desmoronar, Deus está no controle e Seu plano é perfeito.

Essa é uma das maiores batalhas diárias do cristão: alinhar os sentimentos à fé, e não o contrário. A fé em Cristo é o alicerce que governa nossas escolhas e atitudes.

           Se você viver pelas emoções, suas ações serão um desastre. Mas se você viver pela fé, suas emoções serão colocadas no lugar certo, sob o governo do Espírito Santo. Porque o fruto do Espírito é amor, paz, domínio próprio (Gálatas 5:22-23).

Se você viver pelas emoções, suas ações serão um desastre. Mas se você viver pela fé, suas emoções serão colocadas no lugar certo, sob o governo do Espírito Santo. Porque como diz em Gálatas 5:22-23. O fruto do Espírito é amor, paz, domínio próprio. Ou seja, “Se o coração governa suas ações, você fracassa. Mas se o Espírito governa seu coração, você vence”.

        Emoções descontroladas produzem escolhas erradas Quantas vezes alguém, tomado pela ira, feriu pessoas ao redor? Quantos, movidos pela ansiedade, atropelaram os planos de Deus? A Palavra alerta em Provérbios 14:29: “O longânimo é grande em entendimento, mas o de espírito precipitado exalta a loucura”. A pressa, a raiva, a mágoa – tudo isso pode desviar os nossos pés do caminho com o qual Deus deseja que caminhemos.

         A fé deve governar o coração, não a emoção. A emoção é passageira, mas a fé é firme e inabalável. Paulo disse em 2 Coríntios 5:7: “Porque andamos por fé, e não por vista”. Andar pela vista é andar pelos sentimentos momentâneos. Mas andar pela fé é obedecer a Deus, mesmo quando as emoções gritam o contrário. Você quer um exemplo? Jesus No Getsêmani, Jesus sentiu tristeza profunda. Sua alma estava angustiada até a morte (Mateus 26:38). Mas Ele não deixou que a emoção definisse Sua ação. Em oração, rendeu-se ao Pai: “Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). A vitória de Cristo na cruz começou com a vitória sobre as emoções no Getsêmani.

         O perigo de corações instáveis Tiago 1:8 diz: “O homem de coração dobre (significa um coração inconstante, indeciso e falso, que oscila entre diferentes sentimentos, pensamentos ou convicções, sem ter um fundamento firme) é inconstante em todos os seus caminhos”. Corações divididos, guiados pelas emoções, vivem em constante instabilidade: hoje crêem, amanhã duvidam; hoje amam, amanhã odeiam. Quem é guiado pelos sentimentos será sempre levado de um lado a outro como onda do mar (Tiago 1:6 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar).

         O Espírito Santo como guia A solução não é reprimir emoções, mas submetê-las ao Espírito Santo. Gálatas 5:16 nos ordena: “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. ”Quando o Espírito governa, até as emoções são alinhadas. O fruto do Espírito traz domínio próprio (Gálatas 5:22-23).

Não permita que um coração dominado pelas emoções destrua sua caminhada espiritual. Coloque sua vida no altar, permita que a Palavra e o Espírito Santo guiem suas decisões. Como diz Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoções com Inteligência a Luz da Bíblia I

Inteligência: Um Dom Divino na Era da IA

O Labirinto da Percepção e discernimento