Quem Fala o que quer recebe o que não quer

 Em Efésios 4 : 29 a Bíblia diz: "Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação conforme a necessidade e assim transmita graça aos que ouvem”.  Em outras traduções você terá a expressão: "Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe" A palavra ali traduzida no original a palavra “sapros” que significa apodrecido, podre, corrompido por alguém pobre, ruim, impróprio para o uso sem valor. É isso que não deve sair da minha e da sua boca.

Não é apenas um insulto não é apenas um palavrão não é apenas um xingar é tudo aquilo que não edifica! E que saia unicamente a que for boa para edificação. Ou seja, vai edificar a vida de quem tá ouvindo? O que eu vou falar vai gerar fé ou vai gerar desânimo? Vai inspirar ou vai derrubar a pessoa?  Vai encorajar ou vai desanimar? Em Efésios na mesma carta de Paulo na sequência o capítulo 5:3-5 a orientação bíblica é clara sobre qual é a linguagem que convém aos santos ao povo de Deus, e diz: "Que a imoralidade sexual e toda a impureza ou avareza não sejam nem sequer mencionadas entre vocês como convém a santos" Ele não tá falando de praticar imoralidade impureza ou avareza Ele está falando de falar coisas relacionadas à imoralidade impureza e avareza. "Não usem linguagem grosseira não digam coisas tolas nem indecentes, pois isso não convém. Pelo contrário digam palavras de ação de graças. Fiquem sabendo isso Nenhuma pessoa imoral impura ou avarenta tem herança no reino de Cristo e de Deus. Se você seguir a lógica que ele está construindo veja bem o que eles está dizendo: "O problema não é só quem pratica imoralidade idolatria e avareza, até um linguajar que reflete isso já está nos sabotando." Volto a repetir “, até um linguajar que reflete isso já está nos sabotando”.

             É preciso compreender que não dá para simplesmente se converter e acreditar que dá para viver algo indispensável em nossa vida, não dá para vivermos sem filtro! Colossenses 3:8-10 “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, ¹⁰ E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Precisamos entender aonde Deus está tentando nos levar. E não é um lugar onde você chega só, com seu próprio esforço sem recursos divinos, mas também não é Deus sozinho que tentando a todo custo te empurrar para lá. Então precisamos entender que isso é parte do processo santificação, uma mudança de linguagem.

          Alguns de nós tivemos o privilégio de crescer em lares onde não se falava tanta baixaria. Outros crescemos ouvindo isso e reproduzimos com a maior naturalidade o que foi uma vida inteira sendo ouvida. Mas a partir do momento que nos convertemos, sabemos que Deus olha para nós com paciência! De início entendendo que somos crianças espirituais, que estamos num processo de crescimento, mas precisamos entender que não viveremos sempre na faze da infantilidade. Em 1 Coríntios 13:11 diz “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”. Tiago 3:10-12 diz: "De uma só boca procede benção e maldição". Aqui está falando da boca dos crentes. Meus irmãos isso não deveria ser assim: "Por acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar água doce e água amarga?" Meus irmãos será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira figos, assim também uma fonte de água salgada não pode dar água doce”. Ou você está com água amarga salgada ou com água doce. E a Bíblia diz que nós precisamos ser a fonte correta, uma fonte não fala o que é errado mas fala aquilo que é correto. Precisamos entender estamos falando de áreas que são pecados e que atrapalha o nosso relacionamento com Deus. Encontramos a todo momento um Deus que expõe isso não porque quer condenar, não porque quer que nos sintamos mal, mas porque ele quer nos aperfeiçoar.          

            Então qual é o processo que precisamos ter semelhante ao de Isaías? Quando enxergamos pecado tem que ter arrependimento. O que que é o arrependimento em essência é reconhecer o erro que você cometeu. Você em algum momento se perguntou qual o mistério do toque na boca do profeta?" Porque o anjo pega uma brasa com a pinça e vai tocar na sua boca. "Não tem mistério É a oração que ele fez. “Sou um homem de lábios impuros" Eu acho Se ele tivesse dito sou um homem de olhos impuros teriam sido duas brasas nos olhos. Aquela área onde você reconhece necessidade é especificamente a área onde Deus pode trabalhar e quem não reconhece não vai ser trabalhado. Então assim se Deus não expõe e o propósito dele não é fazer você meramente sentir mal, é lógico que quando a gente entende a gente sente mal. Mas a ideia é que a partir do reconhecimento a gente se expõe a um processo de mudança Em Marcos 2:15-17 Jesus diz assim: "Os sãos não precisam de médico e sim os doentes." Se você olhar a essência do ensino dele quem são os doentes que ele está falando? Dos pecadores. Quem é o médico que está falando? Dele mesmo. Como a Bíblia disse não há nenhum justo, nenhum sequer, não existe gente sã de verdade. Ou seja, todo mundo é doente todo mundo precisa do médico. Mas as pessoas que acham que é sã, ou seja, não enxerga a sua miséria o seu pecado ele Jesus o médico não pode fazer nada porque tudo parte como premissa o princípio de tudo é o arrependimento. É por isso que Jesus prega “arrependei-vos e crede no evangelho”. Em Mateus 12:34 “A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio”. Nós precisamos mudar o depósito. Colossenses capítulo 3:16 diz: "Habite ricamente em vós a palavra de Cristo" O crente tem que está tão cheio de Bíblia que quando alguém esbarra nele sai um versículo.       

        Então nós precisamos desse bom depósito, mas também precisamos de oração específica por vitória nessa área, Jesus nos ensinou um padrão de oração diária. Oração do Pai Nosso não é uma reza a ser repetida é um modelo de oração e é diária! Porque diz, o “Pão nosso cada dia”. Nessa oração diária ele nos ensinou a dizer: "Não nos deixe cair em tentação livra-nos do mal" Se eu e você sabemos que estamos tropeçando na murmuração nos insultos em outros pecados que vamos falar semana que vem, E a gente não ora para vencer isso, como esperar que nós vamos vencer agora? salmo 14:13 diz e a oração do salmista. “Põe guarda a minha boca Senhor vigia a porta dos meus lábios”. Quantas vezes eu falava que não devia ou pelo menos não da forma como devia E eu ia lá e orava e dizia: "Senhor põe guarda a minha boca vigia a porta dos meus lábios" Não significa que Deus é que vai assumir o controle da sua boca, mas a oração tende nos guardar e manter em alerta.      Ore, “Senhor eu quero ter respostas rápidas ao teu espírito, perceber antes de falar e consertar o mais rápido possível”. E acredite esse tipo de oração vai nos ajudar, então se nós abraçarmos o processo nós vamos crescer maturidade, nós vamos romper espiritualmente e Isso vai fazer toda a diferença.

Daniel Carlos Treinador

"Treinando vidas para Aflorar o melhor de Si"

Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos
@danielcarlostreinador 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoções com Inteligência a Luz da Bíblia I

Inteligência: Um Dom Divino na Era da IA

O Labirinto da Percepção e discernimento