Coração fonte de Emoções que agrada e desagrada a Deus


Então, um deles, que era um intérprete da lei, fez uma pergunta para tentar Jesus, dizendo: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei?" E Jesus lhe respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento? Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Capítulo 22, versículos do 37 ao 40. Aqui Jesus mencionou o coração primeiro. Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma de toda a tua força. Bernard Baru,  foi um dos grandes filósofos e conselheiros de seis presidentes americanos, além de um dos líderes judeus mais brilhantes do país. Certa vez foi questionado por Elenor Roosevelt, que perguntou: "Se minha cabeça diz uma coisa e meu coração outra, qual eu devo seguir?" E Bernard Baruch por incrível que pareça respondeu à Senhora Roosevelt: "Siga seu coração! Veja, o coração é o centro da sua vida. Se você pensar no seu coração, no coração físico, ele bate cerca de 100.000 vezes a cada 24 horas. Ele se contrai 4000 vezes por hora. Nosso sangue pesa cerca de 11 kg e todo ele passa pelo coração a cada 4 minutos." Em Provérbios 23:7, a Escritura diz: "Como homem pensa em seu coração, assim ele é". Na Bíblia, o coração é mencionado muito além de ser apenas um órgão do corpo. Ele é considerado o centro das nossas emoções. Quando éramos meninos, lembro-me de que costumávamos gravar iniciais nas árvores ou na lateral de algum celeiro, o nome de nossa namorada e um desenho de um coração. O dia dos namorados é um dia para os apaixonados e o símbolo é o coração. Quando ficamos assustados ou excitados, colocamos nossas mãos sobre o coração. É o centro das nossas emoções.

             Quando saudamos a bandeira, durante a saudação ou enquanto cantamos o hino nacional, colocamos as mãos sobre o coração. É um gesto que reflete patriotismo e emoção. O coração também é o centro das ações decisivas. E em Provérbios 4:23 está escrito: "Guarda o teu coração com toda a diligência, pois dele procedem as fontes da vida". O coração é o lugar tanto da crença quanto da dúvida. Cristo disse: "Do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituições, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mas há algo de errado com o meu coração e há algo de errado com o seu coração. Nossos corações estão doentes por uma enfermidade que a Bíblia chama de pecado. Na Bíblia, o coração também é considerado a semente da vida. A Bíblia diz que coração de uma pessoa negra, de uma pessoa oriental ou de uma pessoa branca procedem as questões da vida. E nenhum médico na terra pode distinguir um do outro. Somos todos iguais aos olhos de Deus. A Bíblia afirma: "O homem vê o exterior, mas Deus vê o coração." Nas escrituras, o coração é considerado o símbolo de toda a pessoa. E a pergunta que quero fazer a você é: o seu coração está certo? Está certo com Deus? Porque se não estiver certo com Deus, seus pecados não estão perdoados. Você não irá para o céu quando morrer. Nossos corações precisam estar certos. Não pergunto sobre sua vida exterior. Não pergunto sobre sua vida intelectual, seu status financeiro ou sua vida social. Estou perguntando sobre o seu coração e o seu coração.

           A Bíblia diz: "Prepara-te para te encontrares com o teu Deus". E para se preparar para encontrar Deus, o seu coração precisa estar certo e ser tocado pelo Espírito Santo. Agora, o que a Bíblia ensina sobre o coração? A Bíblia ensina que nossos corações são pecaminosos. O meu é, o seu é. Nós nascemos assim, desde Adão e Eva. Esse pecado é transmitido de geração em geração. Primeiramente, a Bíblia diz que nossos corações estão cheios de imaginações malignas. Provérbio 6:18 afirma: "Coração que maquina projetos iníquos". O que você imagina? Quais são suas fantasias? Sobre o que você fantasia? E em segundo lugar, a Bíblia diz que o coração é desesperadamente corrupto e enganoso. Jeremias 17:9 declara: "Enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Esse é o seu coração. É isso que a Bíblia diz sobre o seu coração. É o que Deus pensa sobre o meu coração e o seu.

            A Bíblia também afirma que o coração está distante de Deus. Em Mateus 15 lemos: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Quantos de nós vamos à igreja e cantamos? Quantos de nós vamos à igreja e ouvimos o pregador? Quantos de nós exteriormente vivemos uma vida aparentemente boa, mas nossos corações estão longe de Deus? Não temos aquela experiência com Cristo em que ele está em nossos corações durante todo o dia, em que pensamos nele, oramos a ele e o sentimos perto de nós. Mas deveríamos, não estamos vivendo em nossos corpos e em nossas vidas o fruto do espírito, que é amor, alegria, paz, bondade, fidelidade. E então a Bíblia diz que nossos corações são um tesouro de maldade. Em Marcos 7, Jesus afirmou: "Porque de dentro, do coração dos homens procedem os maus pensamentos. Os pensamentos malignos vem do coração, adulterações. Você pode cometer adultério com seu corpo, mas ele começa no coração e na mente. Fornicações, homicídios, furtos, cobiças, maldades, enganos, lacívia, inveja, blasfêmia, orgulho, insensatez, todas essas coisas." Jesus disse: "Vem do coração. Em Hebreus capítulo 3 lemos: "Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e incrédulo que o leve a afastar-se do Deus vivo. E nossos corações estão cegos." Em Efésios 10:18 diz: "Entendimento obscurecido, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles devido à dureza de seus corações. Nossos corações estão cegos.

               E a Bíblia ainda diz que nossos corações são enganadores. Jeremias 17:9 declara: "Enganoso é o coração mais do que todas as coisas". Pense nisso. Mais do que todas as coisas, o coração é enganoso. Ele engana você. Ele engana outras pessoas. E então, no Salmo 101 está escrito que nossos corações são orgulhosos. Aquele que tem olhar altivo e coração orgulhoso, não o suportarei", diz Deus. A Bíblia também afirma que nossos corações são rebeldes. Este povo tem um coração rebelde e obstinado. Revoltaram-se e foram embora. E nossos corações são idólatras. Pensamos em outras coisas mais do que pensamos em Deus. Qualquer coisa que você coloca acima de Deus em sua mente, torna-se idolatria. Pode ser aquela caixa no canto da sua sala, que chamamos de televisão. Se você passa mais tempo assistindo televisão do que lendo a Bíblia, isso pode ser idolatria. Se você gasta mais tempo pensando no que viu na televisão do que no que leu na Bíblia, isso é idolatria. Muitas vezes preciso me ajoelhar e confessar que também faço isso. E digo: "Ó Deus, purifica-me e perdoa-me. Em Ezequiel 36:26, Deus promete: "Tirarei o coração de pedra da sua carne". A palavra diz que nossos corações são duros, frios e estéreis. Esse é o seu coração. É isso que a Bíblia declara.

              A Bíblia também diz que nossos corações podem se endurecer. Pense em faraó. "O Senhor disse a Moisés: "O coração de faraó está endurecido. Ele se recusa a deixar o povo ir. Deus enviou 10 pragas para amolecer o coração de faraó e toda vez ele prometia que deixaria o povo de Israel sair do Egito, onde eram escravos. Mas Faraó não cumpria. Ele endurecia o coração e quebrava suas promessas. Deixe-me dizer algo importante. A Bíblia adverte em Provérbios 29:1. O homem que endurece o pescoço, sendo muitas vezes repreendido, será quebrantado de repente, sem que haja cura. Em outras palavras, chegará o momento final em que você endurecerá o coração e tudo estará acabado. Não haverá mais chances para você. Quando endurecemos o coração, ele forma uma espécie de anel ao redor, tornando-se mais difícil para o Espírito Santo alcançar você novamente. Cada vez que ele fala e você rejeita, seu coração endurece mais, como o coração de faraó, que se tornou cada vez mais impenetrável. Chegará o momento em que, mesmo que Deus fale, você não conseguirá mais ouvi-lo. E você, como está o seu coração? Está em paz com Deus? A Bíblia diz que Deus examina os corações. Pense nisso.

            O Deus todo- poderoso estudando o seu coração. Todo o caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações. Provérbios 21:2. A escritura continua: "Se disseres: Eis que não o soubemos, porventura aquele que pondera os corações não o considerará, e aquele que guarda a tua alma não saberá, e não pagará ele ao homem conforme a sua obra? Provérbios 24:1. Deus conhece o seu coração. Ele estuda cada detalhe. Muitas das dificuldades e lutas que você enfrentou foram Deus preparando o seu coração. Como está escrito, do homem são as preparações do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Provérbios 16:1. Além de preparar, Deus também abre os corações. Em Atos 16:14 lemos: "E certa mulher chamada Lídia, adoradora de Deus, estava ouvindo e o Senhor lhe abriu o coração para atender as coisas que Paulo dizia. Que coisa maravilhosa. Deus prepara o coração, abre o coração e depois ilumina os olhos do nosso entendimento. Isso é graça divina.

             Deus age em nós mesmo quando não percebemos. E o seu objetivo final é nos transformar para vivermos em comunhão com ele. O seu coração está preparado para isso? A Bíblia diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2:8. É Deus quem lhe dá a fé para crer. Você só precisa dar o passo. Primeiro, arrependa-se dos seus pecados. Reconheça diante de Deus que você é pecador, que tem falhado e que precisa de um Salvador. Admita que não pode mudar sua vida sozinho. Depois, confie em Cristo. Creia que ele morreu na cruz por você, que o sangue dele foi derramado para o perdão dos seus pecados e que ele ressuscitou, trazendo vida nova para você. A Bíblia diz que Deus dá um novo coração e coloca dentro de você o seu espírito. Ele promete transformar sua vida por completo, mas para isso você precisa entregar seu coração a ele. Não é suficiente apenas frequentar a igreja, ser batizado ou confirmado ou tentar levar uma vida boa. Essas coisas são importantes, mas não são o suficiente. O que Deus quer é o seu coração. Inteiramente entregue a ele. Pense nisso. Jesus disse: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus". Mateus 5:8.

             Quando o seu coração é renovado por Deus, tudo muda. Suas ações, palavras e pensamentos passam a refletir essa transformação. O bem começa a fluir de dentro de você, porque Cristo vive em seu coração.


Daniel Carlos Treinador
"Treinando vidas para Aflorar o melhor de Si"

Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos
@danielcarlostreinador 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoções com Inteligência a Luz da Bíblia I

Inteligência: Um Dom Divino na Era da IA

O Labirinto da Percepção e discernimento